Blog

Aproveite o Dia das Crianças além dos presentes

Muita gente anda apertando os gastos para dar conta dos compromissos financeiros e, para quem tem filhos, o controle precisa ser ainda maior, afinal, gastos com educação, entretenimento, alimentação e vestuário infantil consomem boa parte do orçamento. Mas o Dia das Crianças está chegando e, claro, os pequenos já começam a criar expectativas com os presentes e com a programação. Se a grana anda curta, mas você faz questão de promover um dia especial, aproveite as dicas que o Sem Xixi na Cama reuniu pra te ajudar.

- Como aproveitar em casa?

Ficar em casa no Dia das Crianças não precisa ser um tédio. Convide a família para ativar a criatividade e, juntos, pensem nas atividades que os pequenos mais curtem fazer, principalmente em família. Explore aquilo que vocês já têm em casa; até aquele lençol velho pode se transformar em uma cabana ou castelo divertido, por exemplo. Você pode:

1) Fazer uma sessão pipoca

Reunir toda a família em frente à TV pode ser muito prazeroso, principalmente se a programação incluir uma animação ou um desenho que os pequenos estavam ansiosos para assistir. Estoure aquela pipoca e se ajeite no sofá.

2) Sugerir uma “apresentação”

Aproveite a liberdade de casa para estimular a imaginação das crianças. Teatros com fantasia, desfile de roupas engraçadas, leitura de histórias e exposição de pinturas são ótimas maneiras de impulsionar talentos e despertar o bom humor.

3) Organizar um “ateliê” de arte

Se lápis e papel já acalmam os pequenos, tinta guache e cartolina podem fazer milagres. Forre o chão com jornal velho e solte a criatividade. Outra opção é montar brinquedos com objetos que seriam destinados ao lixo, como potes de margarina e iogurte. Há vários tutorais na internet que podem ajudar e, além de se divertir, dá para trabalhar a sustentabilidade.

- Quero levá-los para sair, mas sem gastar muito!

Sair de casa não precisa ser sinônimo de gastos. Explore as pracinhas, parques e áreas de lazer comum da sua cidade. Vale também passar o dia na casa de parentes e amiguinhos da escola.

4) Invista em programas ao ar livre

Muitas crianças passam horas jogando vídeo game ou grudadinhas na tela do celular. Aproveite esse dia para mudar o passatempo e sentir um pouco de sol. Seja por meio de piquenique, caça ao tesouro, passeio de bicicleta ou até um campeonato de brincadeiras antigas. O importante é direcionar a energia dos pequenos para atividades externas.

5) Estimule a conscientização

Para quem se preocupa com a conscientização, uma ótima forma de estimular o pensamento coletivo é separar os brinquedos antigos e visitar abrigos ou orfanatos. Muitas crianças não têm conhecimento desses ambientes, o que pode fazer do primeiro contato um divisor de águas. Mostre a importância de valorizar aquilo que se tem e aproveite para encorajar novas amizades.

6) Confira a programação da sua cidade

Muitos espaços públicos, como museus e planetários, e até mesmo privados, como shoppings, preparam programações especiais para o Dia das Crianças. Procure se informar e escolha aquela que mais se encaixa no orçamento e no perfil da sua família.